
-
Arquitetos: Tomás de Iruarrizaga
- Ano: 2022
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: WoodArch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno refúgio de 50m2 está localizado nos arredores de Valdivia, Chile, na costa do pacífico. Ele se encontra em meio à densa e úmida selva da região. O cliente desejava uma pequena cabana para passar suas férias e o principal desafio nesse aspecto consistiu em reinterpretar o conceito -fortemente enraizado- da cabana tradicional.

Propusemos uma torre bastante estreita, elevada do solo por apoios de concreto, orientada para captar a luz do norte e ocupar a menor área possível do terreno. Em planta, o pequeno retângulo mede quatro metros de largura por sete de comprimento, encaixando-se perfeitamente entre um grupo de árvores. A estrutura se eleva dez metros acima do nível do solo, alcançando a altura das copas.


A construção é dividida em dois pavimentos muito compactos; no primeiro nível, um hall de entrada, que é ao mesmo tempo o corredor que conecta os dormitórios, e o único banheiro com a escada. No segundo nível, encontra-se um espaço aberto que inclui a área de estar e uma cozinha que, na verdade, é um espaço nobre e generoso voltado para a paisagem. As dimensões oscilam entre as alturas mínimas para transitar livremente e as que consideram a escala da paisagem.

A forma é concebida como um volume compacto e muito definido, um prisma de ângulos agudos que contrasta fortemente com o entorno. Seus interiores em madeira são acolhedores e táteis, tudo parece ser um móvel único, como ocorre nas embarcações náuticas. O telhado é composto por duas águas, porém, a cumeeira cria uma diagonal ao longo do volume da casa, lembrando uma espinha de peixe. A estrutura foi inteiramente cortada no local, utilizando apenas ferramentas tradicionais de carpintaria, sem recorrer a tecnologias adicionais.






























